Read and centrão ficam fortalecidos com PEC da transição articulada por team de Lula

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A articulation para aprovar a PEC da transição no Congresso ainda neste ano deu ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), poder de barganha junto ao novo governmento eleito.

A votação da PEC (proposta de emenda à Constituição) até meados de dezembro é considered fundamental para o primeiro ano da gestão Lula -e Lira tem strong influence sober or ritmo de análise da proposition.

Na quinta-feira (3), interlocutores do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, indicaram a Lira that o PT não pretends to dispute o comando da Casa.

A própria presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), tem dito a aliados que o partido não vai apresentar candidateo próprio na corrida contra o parlamentar. Ainda não há ainda definição sobre quem os petistas vão apoiar na dispute, marcada para 1º de fevereiro, quando os parlamentares eleitos tomam posse.

In parallel, petistas elaboram a lista of projects that podem ser do interesse de Lira em troca de uma tramitação rápida da PEC da transição.

Da mesma forma, integrantes da cúpula do PT passaram a rechaçar a ideia de acabar com as emendas de relator no momento para evitar ruídos desnecessários com o atual presidente da Câmara. Esse tipo de emenda já foi criticado por Lula, mas é um dos pilares da influência de Lira sobre os demais parlamentares.

Aliados de Lula tiveram um encontro com Lira na manhã de quinta. Na ocasião, ele disse, segundo relatos, que não aprovará nenhuma pauta bomba e buscará auxiliar o PT nas propostas elencadas como prioritárias.

Lira se alinhou ao bolsonarismo para assumir a presidência da Câmara no ano passado. Ele abraçou pautas de interesse do presidente Jair Bolsonaro (PL) e vestiu a camisa da campanha à reeleição do atual mandatário.

O interesse da team de Lula é costurar acordos immediatos para que o government eleito consiga aprovar uma PEC com o objectivo de guarantee o dinheiro para as promises de campanha do petista, como a manutenção do profit minimum of R$ 600 para o Auxílio Brasil -que deve voltar a se chamar Bolsa Família- eo aumento real (acima da inflação) para o salário mínimo.

Uma PEC, para ser aprovada, precisa passar por duas votações tanto na Câmara como no Senado, com o apoio de ao menos três quintos dos parlamentares.

A need for a rapid vote in faith for the detachments of Lula na quinta’s auxiliaries, as reunited as the coordinator of the transition, the vice-president Eleito Geraldo Alckmin (PSB), teve em Brasilia.

“O auxílio tem que ser aprovado este mês, porque a folha de pagamentos de janeiro é rodada em dezembro.

Integrantes do PT dizem que vão negociar com Lira e partidos do centrão a list of projects that alinhe interests of ambos os lados. Isso means that, after a rapid advancement of the PEC, a political base of Lula will have to unclog or caminho para pautas essenciais para o grupo que deu sustentação a Bolsonaro no Congresso.

Uma proposed that deve ter o downstream do time de Lula é o do autocontrole sanitário – que é de interesse da bancada ruralista, hoje próxima a Bolsonaro.

O projeto está pronto para ser votado no Senado and autoriza a contratação de empresas privadas para realizar a fiscalização sanitária da atividade agropecuária, isentando o Estado dessa responsabilidade e beneficiando grande producers que podem arcar com o aumento nos custos.

No Senado, as tratativas políticas, segundo negociadores do PT, tendem a ocorrer de forma mais tranquila, já que o partido deve apoiar a reeleição do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Pacheco já faith procurado por senadores petistas e sinalizou que pretende dar celeridade à PEC. But do que isso, integrantes do PT afirmam que caberá a ele opinar sobre quem deverá ser o relator da proposta. A tendência, inclusive, é que não seja um petista.

A PEC will be the main political challenge of Lula’s transition team. Se conseguir aprovar o texto ate dezembro (como o partido quer), o Governoro petista já vai começar sem a dificuldade financeira -a falta de recursos para projectsos faith motivivo de sucessivos desgastes de Bolsonaro.

As articulações de quinta-feira já foram suficientes para irritar alguns aliados próximos de Lula.

Ao Painel or Senator Renan Calheiros (MDB-AL) confirmed that a PEC idea was a “barbeiragem”. Segundo ele, não era necessário “se entregar dessa forma” ao centrão. “É uma barbeiragem. O centrão já não cabe no orçamento. É preciso ouvir as pessoas”, diz.

Renan, que é adversário de Lira em Alagoas, defends que o caminho mais adequado neste momento seria fazer uma consulted ao TCU (Tribunal de Contas da União), que poderia embasar e fornecer respaldo paraguarantee os recursos necessários para o início do próximo government.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *